Rua Florianópolis, 200- Centro.
Cep:78579-000 - Itanhangá - MT
Fone: (66) 3578-2500


 

 

Home
 
 

Características


Conheça a História e a Atualidade de Itanhangá

  

Gentílico: Itanhangaenses

Prefeito: Edu Laudi Pascoski

Vice-Prefeito: Emerson Sabatine,

Gestão: 2017-2020

Código do Município: 5104542

O município foi criado através da Lei Estadual nº 7.266, de 29 de março de 2000, de autoria do deputado José Riva, com desmembramento do município de Tapurah. Itanhangá não teve eleição municipal em 03 de outubro para escolha de prefeito do município como nos municípios de Ipiranga do Norte. 
Em 19 de junho de 1999, reuniram-se no salão comunitário localizado no centro da Agrovila União da Vitória, os principais líderes da localidade com o objetivo de formar uma comissão provisória Pró-Emancipação do Projeto de Assentamento Itanhangá. 
Pronunciaram-se líderes das comunidades de Monte Alto, Simione, Cruzeiro e AnaTerra. A diretoria da Comissão contou com os seguintes nomes: Reinaldo Tirloni, Eliseu Oliveira, Josino Macedo da Luz, Osório Teixeira dos Passos, Onorino Tondelio, Leonir Casaril, Silvestre Kaminski, Erasmo Zufo e tantos outros. 
O ofício nº 057/00, assinado pelo Desembargador Orlando de Almeida Perri, presidente do TRE/MT, ao deputado José Riva, presidente da Assembléia Legislativa, comunicou a homologação do resultado da consulta plebiscitária realizada em Itanhangá no dia 19 de março de 2000, com resultado favorável. 
A denominação Itanhangá, foi avaliada pela comunidade e acatado por aclamação na terceira reunião para escolha da comissão Pró-Emancipação. 

Aspectos Geográficos

           O município se estende por 2 898,1 km ² e de acordo com os dados do IBGE, contava com 6 252 habitantes no último censo em 2016. A densidade demográfica é de 2, 16 habitantes por km ²no território do município.

Situado a 345 metros de altitude, Itanhangá tem as seguintes coordenadas geográficas: 14’ 7” Sul, Longitude: 38’ 33” Oeste. Latitude: 12ºItanhangá esta também, localizada na Mesorregião do Norte Mato-Grossense e Microrregião de Alto Teles Pires.

            A 504 km da capital do estado, as rotas de acesso são as rodovias MT-338 sentido Sul-Norte e no sentido Leste-Oeste pela rodovia MT-242. Limita-se ao Norte com o município de Porto dos Gaúchos, ao Leste com Ipiranga do Norte, a Oeste com Nova Maringá, ao Sul com Tapurah.

            A emancipação político-administrativa ocorreu em 29 de março de 2000, através da lei estadual n° 7.266/2000, desmembrando-se do município mãe, Tapurah, nesta data. Como não houve tempo hábil para efetivação de trâmites burocráticos eletivos para administração pública, a primeira eleição municipal de Itanhangá ocorreu somente em 2004, juntamente com a organização eletiva dos demais municípios. Assim, até esta data uma Associação Comunitária, a Associação de Desenvolvimento Comunitário União da Vitória (ADECOUVE), direcionava os trabalhos e serviços inerentes à administração pública, subjugadamente à prefeitura de Tapurah.

            Monte Alto é uma agrovila que se encontra a 16 km da sede do município. Nesta localidade atua uma rede escolar de atendimento educacional municipal e um Posto de Saúde (PSF). No seu povoamento inicial predominou a vinda de grupos do município de Tapurah, atualmente lá vivem pessoas advindas de outros municípios e estados.

             A Agrovila Cruzeiro do Oeste se encontra a 25 km do centro da cidade. Na gênese de sua formação, os grupos populacionais predominantes são originários de Nova Mutum, Cuiabá e Dom Aquino, tendo inclusive, um local designado como “travessão Dom Aquino” em referência aos grupos oriundos daquele local.

Agrovila Simione

Pertencente a este município, há também o distrito de Simione, localizado à 30 km da sede. Simione é uma comunidade de aproximadamente 800 habitantes, sendo estes, 320 crianças matriculadas na rede estadual e 45 crianaçãs matriculadas na rede municipal de ensino.

O distrito possio 32 estabelecimentos comerciais de diversos ramos:

          

            A educação do município organiza-se somente na rede pública de ensino. Estão em atividade no total, cinco escolas da rede municipal e duas da rede estadual, sendo que a Escola Estadual Bromildo Lawisch localiza-se na sede do município e a Escola Estadual Joaquim Barbosa dos Santos no distrito de Simione, ambas estaduais.

            No momento a população de Itanhangá pode contar com diversas atividades e projetos culturais, esportivas, educacionais e inclusivas que são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (SMEC), como; escolinhas de Futsal, Basquete, Vôlei; aulas de Teclado e Flauta; projeto de Fanfarra; Ballet, Jazz e Zumba e também o apoio à realização de outras atividades esportivas direcionadas as categorias adultas. São oferecidas também no Município, outras atividades culturais e inclusivas, como aula de diversos tipos de artesanatos, desenvolvidas pela Secretaria de Ação Social (CRAS).

            Em sua quarta gestão político-administrativa, desde início do assentamento até os dias atuais, o percentual da população de Itanhangá tem aumentado e o município tem se desenvolvido consideravelmente. Portanto, Itanhangá é um município que continua com intenso fluxo migratório, principalmente por conta da economia local, das oportunidades que oferece e da grande possibilidade de crescimento.

Aspectos Econômicos

            Itanhangá está em pleno desenvolvimento com a agricultura sendo “carro chefe” no desenvolvimento da cidade, diversas empresas do agronegócio tem se instalado no município, gerando emprego e renda. Ao lado de culturas perenes e de subsistência, também se destacam como base econômica do município de Itanhangá, o extrativismo vegetal, a piscicultura e o comércio, que tem se alavancado consideravelmente nos últimos anos gerando resultados favoráveis ao crescimento do município.

  

(Fontes: Barth, Paulo Sérgio - Cor e Trajetória dos Alunos Negros no Ensino Médio. Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE). EdUFMT, 2013.

Confederação Nacional dos Municípios

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=5104542

http://www.portalmatogrosso.com.br/municipios/itanhanga/dados-gerais//historia-de-itanhanga/historia-de-itanhanga/519)